sexta-feira, 30 de junho de 2017

Ciclo da Água

Denominamos de ciclos biogeoquímicos aqueles em que uma determinada substância passa do meio abiótico para os seres vivos e destes de volta para o meio, ou seja, um processo em que há ciclagem de matéria

O ciclo da água destaca-se como o principal ciclo biogeoquímico, uma vez que essa substância é encontrada em absolutamente todos os seres vivos, participando de seus processos metabólicos.  

A água, encontrada principalmente no estado líquido, é a substância mais abundante da crosta terrestre. Estima-se que 70% do planeta seja coberto por água, e a grande maioria dela está nos oceanos. 

Depois dos oceanos, o segundo maior reservatório de água do planeta são as geleiras. Já nos continentes, essa substância é encontrada principalmente em águas subterrâneas.  

O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação dessa substância pelos seres vivos e meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e até mesmo da gravidade. O Sol é o responsável por levar energia para que o ciclo aconteça. 

Sua luz provoca a evaporação da água presente na superfície terrestre. Essa água, agora em estado gasoso, sobe para camadas mais altas da atmosfera, onde a temperatura é mais baixa. 

Ao alcançar determinada altitude, a água passa do estado de vapor para o líquido (condensação) e forma as nuvens, que são, na realidade, uma grande quantidade de gotículas de água. 

Em locais extremamente frios, essas gotículas podem solidificar-se e dar origem à neve ou ao anizo.  Ao iniciar a chuva, processo chamado também de precipitação, a água começa o retorno para a superfície terrestre, sendo influenciada diretamente pela gravidade. 

Nesse momento, ela pode atingir rios, lagos e oceanos, infiltrar-se no solo e nas rochas ou ser impedida de voltar à superfície terrestre pela vegetação.  Os seres vivos possuem papel determinante no ciclo da água. 

Como dito anteriormente, todos os organismos possuem essa substância em seu corpo, sendo assim, a água também flui pelas cadeias alimentares. Além disso, as plantas absorvem água por suas raízes e os animais obtêm essa substância bebendo-a ou retirando-a dos alimentos. Os animais perdem água por meio de processos como a eliminação de urina e fezes, respiração e a transpiração. 

As plantas perdem água por transpiração, um processo em que vapor de água é liberado pelos estômatos, e por gutação, processo no qual a água eliminada está no estado líquido. Além disso, parte da água que fica incorporada no corpo desses seres é eliminada durante o processo de decomposição.  

É importante dizer que o ciclo da água varia de acordo com o local em que ele está ocorrendo. Fatores tais como cobertura vegetal, altitude, temperatura e o tipo de solo, por exemplo, afetam diretamente a quantidade de água envolvida no processo e a velocidade do ciclo.

Fonte:
http://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário