sexta-feira, 30 de junho de 2017

Questões de Ciências ETEC 2017 / 1º Sem

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 03.

O conceito de segurança alimentar e nutricional, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), implica em promover o direito de todos os cidadãos ao acesso regular e permanente a alimentos. 
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, cerca de 800 milhões de pessoas no mundo sofriam de subnutrição. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que as perdas globais de alimentos e o desperdício cheguem a 1,3 bilhão de toneladas por ano – cerca de um terço da produção mundial de alimentos. Por isso, a redução das perdas e do desperdício deve ser uma prioridade global. 
Alguns fatores contribuem para o agravamento dos casos de subnutrição, tais como a má distribuição de renda, os sistemas precários de distribuição de água e alimentos, os desastres naturais e a baixa escolaridade. Outro fator é a pouca ou nenhuma ingestão de alimentos, impossibilitando que, por exemplo, uma criança cresça e desenvolva o corpo e o cérebro, causando danos irreversíveis. 
Os principais sinais da subnutrição são o emagrecimento excessivo, a incapacidade de crescer e de se desenvolver de acordo com a taxa esperada, mudanças de comportamento, alterações no cabelo e na cor da pele, entre outros. 
A subnutrição também causa apatia, prostração e desmaios, já que o cérebro utiliza a glicose (carboidrato) como fonte de energia, e esse é o primeiro nutriente a faltar em uma dieta reduzida. Além disso, a subnutrição também pode causar uma série de outras doenças, como o raquitismo, o escorbuto, dores de cabeça e a osteoporose, sendo ainda, uma das principais causas de morte de crianças em alguns países. 
É preciso unir esforços para promover estilos de vida saudáveis, com respeito, inclusive, às dimensões culturais e regionais. 
Campanhas de educação alimentar são uma responsabilidade social, e sua ação se insere no contexto do desenvolvimento sustentável. 

01. De acordo com o texto, é correto afirmar que:
(A) as principais causas da subnutrição são a falta de água, de luz e de terra agricultável para a produção de vegetais geneticamente modificados, necessários para toda a população mundial. 
(B) os problemas causados pela subnutrição infantil não se estendem até a idade adulta e ocorrem quando a alimentação apresenta excessiva ingestão de gorduras. 
(C) a  subnutrição  ocorre quando a alimentação fornece a glicose  necessária para o bom funcionamento do cérebro, evitando a apatia, a prostração e desmaios. 
(D) a produção total mundial de alimentos é de cerca de 1,3 bilhão de toneladas por ano e não é suficiente para eliminar a subnutrição no mundo. 
(E) a carência de nutrientes no organismo limita o funcionamento regular do sistema nervoso, causando doenças e, até mesmo, a morte.

02. De acordo com o texto, um dos fatores responsáveis pelo agravamento dos casos de subnutrição é:
(A) a precária distribuição de água nos países europeus, prejudicando a produção, comercialização e distribuição dos produtos alimentícios em escala global. 
(B) a ausência de perdas agrícolas, pois toda a produção é colocada a venda no mercado, não havendo o suficiente para a ajuda humanitária. 
(C) a falta de alimentos disponíveis para a compra, pois a produção de alimentos vem diminuindo desde a Revolução Industrial. 
(D) o alto custo dos gêneros alimentícios de primeira necessidade, inacessíveis às famílias de baixa ou nenhuma renda. 
(E) a baixa escolaridade, causadora da diminuição de áreas agrícolas em todos os continentes do planeta Terra.

03. Suponha que 
- não ocorra, no mundo, o desperdício anual de alimento divulgado pela FAO, isto é, que todo esse alimento possa ser tratado e conservado para a alimentação humana; e 
- todo esse alimento seja destinado a todas as pessoas subnutridas do mundo, de acordo com os dados da ONU. Nessas condições, em 2015 (ano que teve 365 dias), a quantidade de alimento, em quilogramas, destinada, em média, por pessoa, por dia, estaria mais próxima de:
(A) 8. 
(B) 6. 
(C) 4. 
(D) 2. 
(E) 1.

Leia o texto para responder às questões de números 04 e 05.

No tratamento da maioria dos cânceres, a quimioterapia é frequentemente usada para retardar a progressão da doença. Contudo, esse tratamento provoca, muitas vezes, efeitos colaterais indesejáveis, tais como a perda de cabelo, vômitos e problemas digestivos. A razão desses efeitos colaterais está associada ao fato das drogas quimioterápicas injetáveis conseguirem chegar a qualquer parte do corpo, atingindo não só as células cancerosas, mas também as células saudáveis. 
Para minimizar esse tipo de dano à saúde já debilitada do paciente, muitas pesquisas estão sendo feitas utilizando nanopartículas no tratamento do câncer. 
A nanotecnologia se tornou, nos últimos anos, uma importante aliada na área de saúde, em especial da medicina, no que se refere à manipulação de partículas ultrapequenas (nanopartículas), para prevenir, diagnosticar ou curar doenças. Atualmente, a definição mais usada estipula que uma partícula é nano se o seu diâmetro equivale a um bilionésimo de metro (10–9 m). 
No combate ao câncer de próstata, por exemplo, pesquisadores desenvolveram uma estratégia de ataque direto às células doentes por meio de nanopartículas. São elas que levam o fármaco, em altas concentrações, até as células cancerosas, evitando que a maioria das células saudáveis sejam atingidas. Os pesquisadores utilizaram nanopartículas de sílica carregadas de uma substância que combate esse tipo de câncer. Elas são, ainda, revestidas por uma vitamina, o folato, que é naturalmente atraída pelas células tumorais. 
Nos testes in vitro, as nanopartículas atingiram seu objetivo e eliminaram cerca de 70% das células tumorais da próstata, enquanto apenas 10% das células saudáveis foram atingidas. 
Esse resultado foi considerado muito favorável se comparado aos efeitos gerais de uma quimioterapia. 
Porém, por trás dessa nova tecnologia promissora, existe um risco: determinados tipos de nanopartículas poderiam passar livremente pelas defesas naturais do corpo humano, tais como a pele, a membrana mucosa do nariz, da garganta, dos pulmões e do intestino. Isso prejudicaria os órgãos internos, suscetíveis a essas partículas ultrapequenas.

04. De acordo com o texto, é correto afirmar que:
(A) não é possível levar as nanopartículas até as células tumorais, que precisam ser eliminadas. 
(B) as nanopartículas atingiram as células in vitro, mas mataram, proporcionalmente, mais células saudáveis do que tumorais. 
(C) fármacos podem ser associados às nanopartículas e direcionados, de forma mais específica, para as células tumorais em um determinado local. 
(D) as nanopartículas da vitamina folato, revestidas de sílica, passaram livremente pela mucosa do nariz e prejudicaram o coração e os pulmões. 
(E) a utilização de nanopartículas na indústria e na medicina requer estudos mais detalhados, pois elas são células muito potentes e radioativas, causadoras de câncer.

05. O uso de fármacos já conhecidos dentro dessas nanopartículas é uma das aplicações positivas dessa tecnologia. Desse modo, seria usada uma menor quantidade do medicamento e diminuindo, assim, os efeitos colaterais. 
Observe a estrutura do ácido 5-aminosalicílico, fármaco utilizado como anti-inflamatório intestinal. 
Assinale a alternativa que apresenta a fórmula molecular, desse ácido. 
(A) C7 H7 NO3 
(B) C7 H7 NO2 
(C) C6 H7 NO3 
(D) CHNO 
(E) C7 H7

Leia o texto para responder às questões de números 06 e 07.

Os centros urbanos possuem um problema crônico de aquecimento denominado ilha de calor. 
A cor cinza do concreto e a cor vermelha das telhas de barro nos telhados contribuem para esse fenômeno. 
O adensamento de edificações em uma cidade implica diretamente no aquecimento. Isso acarreta desperdício de energia, devido ao uso de ar condicionado e ventiladores. 
Um estudo realizado por uma ONG aponta que é possível diminuir a temperatura do interior das construções. Para tanto, sugere que todas as edificações pintem seus telhados de cor branca, integrando a campanha chamada “One Degree Less” (“Um grau a menos”).

06. Para justificar a cor proposta pela ONG, o argumento físico é de que a maioria das ondas incidentes presentes na luz branca são:
(A) absorvidas pela tinta branca, sendo mantida a energia no telhado. 
(B) refletidas pela tinta branca, sendo mantida a energia no telhado. 
(C) refletidas pela tinta branca, sendo devolvida a energia para o exterior da construção. 
(D) refratadas pela tinta branca, sendo transferida a energia para o interior da construção. 
(E) refratadas pela tinta branca, sendo devolvida a energia para o exterior da construção.

07. O título da campanha, “Um grau a menos”, pode ser ambíguo para algum desavisado, uma vez que a escala termométrica utilizada não é mencionada. Em caráter global, são consideradas três unidades de temperatura: grau Celsius (ºC), grau Fahrenheit (ºF) e kelvin (K). A relação entre as variações de temperaturas nas três escalas é feita por meio das expressões:
Na campanha, a expressão “Um grau a menos” significa que a temperatura do telhado sofrerá variação de 1 grau, como por exemplo, de 30 ºC para 29 ºC. 
Considerando-se que o 1 grau a menos, da campanha, corresponde a 1 ºC, essa variação de temperatura equivale a variação de:
(A) 1 ºF. 
(B) 1 K. 
(C) 0,9 ºF. 
(D) 32 ºF. 
(E) 273 K.

08. As mudanças climáticas estão ocorrendo no planeta e várias evidências demonstram seus efeitos, tais como: a extinção de várias espécies; a diminuição da disponibilidade de recursos naturais; a falta de água; os aumentos de temperatura; a desertificação em algumas regiões, contrastando com as enchentes em outras. 
Estudos sugerem que as mudanças climáticas devem ser analisadas levando em conta a globalização e as mudanças ambientais (degradação dos ecossistemas, redução da biodiversidade e acúmulo de substâncias tóxicas no meio ambiente), uma vez que esses fatores interagem de modo complexo. 
A adaptação às mudanças climáticas globais e seus impactos, assim como a diminuição de seus efeitos, não é tarefa apenas dos governantes. Alguns cientistas acreditam que, para diminuir os impactos causados pelas mudanças climáticas, a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa deveria ser reduzida pela metade até 2050, e totalmente eliminada até o final do século XXI. Uma meta ousada, que deve contar com a colaboração da população. Algumas iniciativas importantes são: reduzir o consumo de energia, aumentando a eficiência energética, com a introdução de várias fontes renováveis de energia limpa (como a solar e a eólica); utilizar o transporte público e bicicletas; separar o lixo para reciclagem; conservar e recuperar os ecossistemas.

A partir das informações do texto, é correto afirmar que:
(A) a diminuição das emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa e conservação e recuperação dos ecossistemas são medidas importantes para diminuir os impactos causados pelas mudanças climáticas. 
(B) o processo de globalização não contribui para o agravamento das mudanças climáticas, pois é um movimento exclusivamente político e não altera os ecossistemas. 
(C) as mudanças climáticas não ocorrem em regiões onde há desertificação, pois o clima, apesar de seco, também é sujeito a várias enchentes ao longo do ano. 
(D) os estudos relacionados com as mudanças climáticas devem ser específicos e de responsabilidade exclusiva do governo. 
(E) a biodiversidade e a conservação do meio ambiente não são afetadas pelas mudanças climáticas.

Leia o texto para responder às questões de números 09 e 10.

O fenômeno da chuva ácida está relacionado ao aumento da poluição em regiões industrializadas. Os agentes poluentes são distribuídos pelos ventos, causando danos à saúde humana e ao meio ambiente. 
Gases gerados pelas indústrias, veículos e usinas energéticas reagem com o vapor de água existente na atmosfera, formando compostos ácidos que se acumulam em nuvens, ocorrendo, assim, a condensação, da mesma forma como são originadas as chuvas comuns. 
Um desses gases, o SO2, é proveniente da combustão do enxofre, impureza presente em combustíveis fósseis, como o carvão e derivados do petróleo. Ele leva à formação do ácido sulfúrico. 
O esquema ilustra esse processo.

09. O ácido representado no esquema contém em sua molécula:
(A) 3 átomos. 
(B) 6 átomos. 
(C) 7 átomos. 
(D) 2 elementos químicos. 
(E) 7 elementos químicos.

10. Uma forma de atenuar o fenômeno descrito seria a retirada do enxofre dos combustíveis derivados do petróleo, como o diesel e o óleo combustível. Esses dois combustíveis são obtidos do petróleo por:
(A) filtração. 
(B) sublimação. 
(C) decantação. 
(D) fusão fracionada. 
(E) destilação fracionada.

11. Considere e reflita sobre a charge que ironiza um fenômeno climático que ocorre no meio ambiente.
Sobre esse fenômeno é correto afirmar que:
(A) a água na região polar sofre sublimação por resfriamento. 
(B) um dos principais responsáveis por esse fenômeno é o gás carbônico. 
(C) a quantidade de gelo polar aumenta com o aumento da temperatura. 
(D) a solidificação excessiva destrói a camada de ozônio. 
(E) a ação nos polos será menos severa. 

Leia o texto para responder às questões de números 12 e 13.
A produção e o descarte de lixo vêm se mostrando como um dos principais problemas ambientais em escala global. 
O lixo pode ser definido como qualquer resíduo proveniente ou descartado pelas atividades humanas. Existem diversos tipos de lixo, como o domiciliar urbano, o industrial, o agrícola, o tecnológico e o hospitalar. 
A reciclagem é necessária, pois os problemas gerados pelo acúmulo de lixo são muitos: 
- quando o lixo é constantemente jogado em rios ou córregos, os detritos se acumulam a ponto de não permitir o fluxo da água para locais onde o rio é canalizado, podendo provocar enchentes; 
- o lixo exposto ao ar atrai inúmeros animais. Os primeiros organismos a aparecer são os decompositores, como as bactérias e os fungos, fazendo seu fantástico papel na natureza. O cheiro da decomposição se alastra com o vento e atrai outros organismos, como as baratas, os ratos, os insetos e os urubus, que, além de se nutrirem a partir da matéria orgânica presente no lixo, se reproduzem, pois o local também lhes oferece abrigo. Esses animais são veiculadores (vetores) de muitas doenças, como a febre tifoide, o cólera, diversas diarreias, a disenteria, o tracoma e a peste bubônica; 
- quando o lixo se acumula e permanece por algum tempo no solo, ele começa a ser decomposto por bactérias, resultando na produção de chorume, dez vezes mais poluente que o esgoto. Isso porque o chorume dissolve tintas, resinas, metais pesados de alta toxicidade e outras substâncias químicas, contaminando o solo e impedindo o crescimento das plantas. O chorume, ainda, pode ser responsável pelo acúmulo de substâncias tóxicas na cadeia alimentar.

12. De acordo com o texto, necessitamos reciclar, pois esse processo:
(A) dificulta o fluxo das águas em rios e córregos. 
(B) elimina animais que não são importantes na cadeia alimentar. 
(C) pode diminuir a proliferação de doenças por animais que são atraídos pela fartura de alimento. 
(D) leva à formação do chorume, que distribui elementos essenciais na natureza, como os metais pesados. 
(E) dissemina compostos presentes no chorume, devolvendo ao solo nutrientes retirados pela agricultura. 

13. No Brasil, grande parte do lixo ainda é dispensada em lixões, que são áreas que não são preparadas para receber o lixo de forma ambientalmente adequada. 
O descarte do lixo nesse tipo de área pode causar:
(A) a inversão térmica, uma vez que os gases tóxicos produzidos pelo lixo se dispersam no ar quente que fica na mesosfera. 
(B) enchentes constantes, já que essas áreas são previamente asfaltadas pelas prefeituras como forma de evitar acidentes. 
(C) a contaminação do lençol freático pelo chorume, líquido produzido pela decomposição de substâncias contidas nos resíduos sólidos. 
(D) a chuva ácida, em razão da grande quantidade de partículas poluentes absorvidas pelo lixo hospitalar, adequadamente depositado nesses lugares. 
(E) o fenômeno das ilhas de calor, pois o lixo disposto nesses locais propicia a diminuição da temperatura dos centros urbanos e o aumento da temperatura nas áreas rurais.

14. Um caminho para a sustentabilidade é intensificar a reciclagem de materiais como o plástico. Os plásticos, sejam sobras de processos industriais ou mesmo recuperados do lixo, passam por uma triagem, que separa os diferentes tipos para, em seguida, serem lavados e transformados em pequenos grãos. Esses grãos podem, então, ser usados na confecção de novos materiais. 
Em sua fase final de reciclagem, os grãos sofrem muita agitação e podem ser eletrizados com carga positiva. 
Nessas condições, é correto afirmar que eles passaram por um processo de:
(A) adição de prótons. 
(B) adição de nêutrons. 
(C) remoção de prótons. 
(D) remoção de elétrons. 
(E) remoção de nêutrons.

15. Investir em saneamento básico é investir em saúde. O esgoto encanado é importante para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), porque a ausência de tratamento de esgoto possibilita a contaminação da água, do solo e de alimentos com diversos organismos causadores de doenças. 
Entre essas doenças, pode-se citar corretamente, 
(A) a gripe, a hepatite C e a AIDS. 
(B) diarreias, o cólera e verminoses. 
(C) a leptospirose, a dengue e a varíola. 
(D) verminoses, a gripe e a elefantíase. 
(E) a febre amarela, a dengue e a AIDS.

16. O artigo primeiro da Lei Federal no  4933/1997, que trata da Política Nacional dos Recursos Hídricos, estabelece que em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é destinado ao consumo humano e à dessedentação de animais. 
Portanto, de acordo com o artigo citado, em uma situação de crise hídrica no Brasil, a água deve:
(A) ser colocada imediatamente e de forma gratuita, à disposição de qualquer tipo de usuário, não cabendo a aplicação do racionamento ou de rodízio. 
(B) ficar armazenada em reservatórios públicos até o final da crise hídrica, quando ela poderá ser distribuída novamente para todos os consumidores. 
(C) estar pronta para imediata utilização na indústria, para evitar o desabastecimento de produtos de primeira necessidade para a população. 
(D) permanecer à disposição, primeiramente dos seres humanos e dos animais e, posteriormente, para outros usos. 
(E) continuar a ser vendida para qualquer consumidor que possa compra-la, pois é uma mercadoria como qualquer outra.

17. A quantidade mínima de água necessária para a vida de um ser humano varia de acordo com seu padrão de vida, o local em que mora, seus hábitos, entre outros fatores. No Brasil, considera-se o consumo de 150 a 200 litros de água por pessoa, por dia, o necessário para uma vida confortável numa residência. 
Para saber se você e os moradores de sua casa são consumidores moderados de água, basta encontrar o consumo médio por pessoa. 
Se o resultado for, por dia, 
- menor que 150 L por pessoa, significa que vocês praticam a economia de água. 
- entre 150 e 300 L é sinal de que vocês estão no limite do bom senso. 
- maior de 300 L, significa que vocês devem refletir sobre a utilização da água na sua casa, ou mesmo averiguar se este elevado consumo está sendo causado por vazamentos.

O consumo de água referente ao mês de setembro de uma residência com 5 moradores foi de 25 m3. 
Sobre o consumo médio por morador por dia, é correto afirmar que esses, moradores:
(A) praticam a economia de água. 
(B) estão no limite do bom senso. 
(C) consomem menos do que os que praticam a economia de água. 
(D) devem refletir sobre a utilização da água na sua casa. 
(E) devem averiguar a existência de possíveis vazamentos na residência. 

18. A quantidade de água doce disponível para o nosso uso é muito pequena, perto de 3% do volume total de água existente. Os outros 97% são constituídos por água salgada. Desses 3% de água doce, cerca de 1% está acessível para a população de todo o planeta e o restante está na forma de gelo. Contudo, boa parte da água acessível encontra-se poluída e deve ser tratada para o consumo humano. 
As etapas envolvidas nas estações de tratamento da água das grandes metrópoles são:
(A) filtração e cloração, somente. 
(B) decantação e filtração, somente. 
(C) floculação e decantação, somente. 
(D) sublimação, decantação e filtração. 
(E) floculação, decantação, filtração e cloração.

19. No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi formulado por determinação do Ministério da Saúde, em 1973, no mesmo ano em que o Brasil recebia o Certificado Internacional de Erradicação da Varíola. 
Esse programa é uma estratégia de saúde pública de excelente relação custo-benefício e extremamente eficaz na diminuição da incidência de doenças em todo o país, pois recomenda o uso rotineiro de vacinas contra várias infecções, como, por exemplo, a tuberculose, a difteria, o tétano, a coqueluche, a poliomielite, o sarampo, a rubéola, a caxumba entre outras. 
A vacinação estimula o organismo a produzir sua própria proteção (os anticorpos) contra micro-organismos nocivos. Em alguns indivíduos, após a aplicação, podem ocorrer também efeitos colaterais como febre, inchaço no local da picada e náuseas. No entanto, as reações adversas graves são raras e os benefícios da vacinação superam os riscos de tais efeitos. 
Com os avanços da tecnologia, novas vacinas estão disponíveis para serem amplamente utilizadas, permitindo melhorias da qualidade de vida da população. Pode ser citada como exemplo a primeira vacina contra a dengue registrada no Brasil, segundo anunciou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa vacina é uma imunização recombinante tetravalente, para os quatro sorotipos do vírus da dengue transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Ela poderá ser aplicada em pacientes de 9 a 45 anos, que deverão tomar três doses subcutâneas, com intervalo de seis meses entre elas. 
Outras vacinas para a prevenção da dengue ainda estão em fase de teste antes de serem submetidas à Anvisa. Caso haja aprovação, elas poderão ser comercializadas no Brasil com segurança e eficácia, objetivando a melhoria da qualidade de vida da população.
De acordo com o texto, é correto afirmar que:
(A) a primeira vacina contra a dengue registrada no Brasil, segundo a Anvisa, é produzida a partir de bactérias recombinantes atenuadas. 
(B) o uso de vacinas contra várias doenças é uma estratégia de saúde pública muito eficaz, mas, em algumas pessoas, pode causar reações desagradáveis. 
(C) as vacinas contra a dengue, a tuberculose, o tétano e a difteria só podem ser aplicadas em pacientes de 9 a 45 anos, que deverão tomar várias doses subcutâneas de cada uma delas. 
(D) as vacinas são muito eficazes na diminuição da incidência de doenças em todo o país, porque possuem anticorpos contra os agentes causadores das doenças infectocontagiosas. 
(E) como o vírus causador da dengue é transmitido por meio de tosse e de espirros da pessoa contaminada, além da vacinação, uma eficiente forma de prevenção dessa doença é evitar aglomerados humanos.

20. A produção de vacinas exige conhecimento técnico e controle de qualidade. Nessa produção, duas fases principais são importantes: a fase biológica, que identifica e faz as culturas dos micro-organismos causadores da doença, que serão, posteriormente, atenuados ou inativados; e a fase farmacêutica, que consiste na obtenção final do produto. 
Assim, considerando uma vacina contra a dengue, para que sua eficiência seja constatada, ela deverá:
(A) aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue dos organismos contaminados, para facilitar o processo de defesa contra os micro-organismos causadores da doença. 
(B) ser amplamente aplicada em mamíferos roedores, pois esses são os principais agentes transmissores dos micro-organismos causadores da dengue nos seres humanos. 
(C) modificar o material genético dos seres humanos doentes, a fim de induzir a produção de proteínas de defesa e aumentar a imunidade. 
(D) impedir a multiplicação dos vetores da doença no meio ambiente, principalmente no período que antecede a estação chuvosa. 
(E) estimular, nos seres humanos vacinados, a produção de anticorpos específicos, que auxiliam o processo de defesa.

Leia o texto e a tabela para responder às questões de números 21 e 22.

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê. 
Nos primeiros dias após o nascimento, o leite materno é chamado de colostro. O leite de mães de recém-nascidos prematuros é diferente do de mães de bebês a termo. 
A principal proteína do leite materno é a lactoalbumina e a do leite de vaca é a caseína, de difícil digestão para a espécie humana. 
A tabela apresenta as diferenças entre o colostro e o leite maduro, entre o leite de mães de bebês a pré-termo e de bebês a termo e entre o leite materno e o leite de vaca.

21. De acordo com o texto e a tabela, pode-se afirmar que:
(A) um bebê a termo de 27 dias, ao ser amamentado, ingere 7,0 g/dL de lactose. 
(B) a lactoalbumina, a principal proteína do leite de vaca, é de fácil digestão para o bebê. 
(C) o leite de vaca, por ter mais proteína que o colostro e que o leite maduro, é mais adequado para a criança. 
(D) o leite maduro consumido pelo bebê a pré-termo contém mais lactose que o leite de vaca e menos proteína que o colostro. 
(E) o colostro apresenta mais lipídios, menos proteína e menos lactose do que o leite maduro, independentemente dos dias de vida do bebê.

22. A quantidade de lactose que um bebê a pré-termo de 4 dias ingere ao ser amamentado com 80 mL de leite materno é, em gramas, 
(A) 0,04. 
(B) 0,4. 
(C) 4,0. 
(D) 40,0. 
(E) 400,0.

Leia o texto e analise a figura para responder às questões de números 23 e 24.

No mundo de hoje a acessibilidade é um direito e, para garanti-lo, são necessárias algumas adaptações, como as rampas em locais públicos, conforme mostra a figura.

23. Suponha que a rampa desenhada na figura tenha 6 m de comprimento. Se, sobre a rampa, um cadeirante mover sua cadeira com velocidade constante de 0,2 m/s, o tempo necessário para conseguir vencer o desnível do ponto mais baixo ao mais alto é, em segundos, 
(A) 12. 
(B) 15. 
(C) 20. 
(D) 30. 
(E) 45.

24. Considere que: 
- uma rampa é um exemplo de máquina simples, oferecendo uma vantagem mecânica para quem a utiliza; 
- uma pessoa, subindo pela escada ou pela rampa, tem que realizar o mesmo trabalho contra a força peso; 
- essa mesma pessoa suba pela escada em um tempo menor que o necessário para subir pela rampa.
A vantagem do uso da rampa para realizar o trabalho contra a força peso, em comparação com o uso da escada, se deve ao fato de que, pela rampa, 
(A) a potência empregada é menor. 
(B) a potência empregada é maior. 
(C) a potência empregada é a mesma. 
(D) a energia potencial gravitacional é menor. 
(E) a energia potencial gravitacional é maior.

25. A alimentação saudável está entre as inúmeras atitudes que podem ser adotadas para garantir qualidade de vida. 
Alice, aluna de Nutrição e Dietética da Etec de Avaré, aprendeu que as leguminosas, como feijão, lentilha, grão-de-bico, entre outras, são fontes de proteínas de origem vegetal, e que o consumo regular de arroz integral traz muitos benefícios à saúde, já que ele apresenta mais nutrientes que o arroz branco. 
Alice preparou uma receita de arroz integral com lentilha, prato de origem árabe, utilizando quantidades iguais destes dois ingredientes. Quando ficou pronto, ela serviu-se de uma porção da receita que fez. 
Considerando que a lentilha tem o triplo da quantidade de proteína do arroz integral e que Alice ingeriu 28 g de proteína, provenientes apenas desses dois alimentos, pode-se concluir que ela consumiu:
(A) 7 g de proteína proveniente do arroz integral. 
(B) 9 g de proteína proveniente do arroz integral. 
(C) 11 g de proteína proveniente do arroz integral. 
(D) 23 g de proteína proveniente da lentilha. 
(E) 25 g de proteína proveniente da lentilha.

26. Em 2011, médicos de um hospital em São Paulo usaram um robô, pela primeira vez, para fazer uma cirurgia cardíaca. Nessa cirurgia robótica, os médicos fizeram uma ponte de safena, por meio de um processo menos invasivo do que o habitual. O paciente submetido a essa cirurgia apresentava uma obstrução em uma das artérias coronárias, e o sangue chegava com dificuldade ao coração. 
Essa obstrução das artérias coronárias é característica do quadro conhecido como:
(A) pericardite. 
(B) infarto agudo do miocárdio. 
(C) doença vascular periférica. 
(D) acidente vascular cerebral. 
(E) doença das válvulas cardíacas.

27. Leia a letra da música “O Sal da Terra”, escrita por Beto Guedes e Ronaldo Bastos.

Anda, quero te dizer nenhum segredo 
Falo nesse chão da nossa casa 
Vem que tá na hora de arrumar 

Tempo quero viver mais duzentos anos 
Quero não ferir meu semelhante 
Nem por isso quero me ferir 
Vamos precisar de todo mundo 
Pra banir do mundo a opressão 
Para construir a vida nova 
Vamos precisar de muito amor 
A felicidade mora ao lado 
E quem não é tolo pode ver 

A paz na Terra, amor 
O pé na terra 
A paz na Terra, amor 
O sal da Terra 

És o mais bonito dos planetas 
Tão te maltratando por dinheiro 
Tu que é a nave nossa irmã 

Canta, leva tua vida em harmonia 
E nos alimenta com seus frutos 
Tu que é do homem a maçã 

Vamos precisar de todo mundo 
Um mais um é sempre mais que dois 
Pra melhor juntar as nossas forças 
É só repartir melhor o pão 

Recriar o paraíso agora 
Para merecer quem vem depois 

Deixa nascer o amor 
Deixa fluir o amor 
Deixa crescer o amor 
Deixa viver o amor 
(O sal da terra)

A letra da música transmite a ideia de que é possível construir um mundo melhor. 
A partir de elementos do texto, é correto afirmar que, para isso, é necessário:
(A) investir na automação industrial, que substitui a mão de obra humana pelas máquinas e acaba com a destruição do meio ambiente. 
(B) diminuir o consumo de bens materiais e buscar formas de conciliar o progresso econômico com a preservação dos recursos ambientais. 
(C) realizar reformas urbanas que permitam desmatar áreas de florestas nativas e construir cidades cada vez mais tecnológicas, democráticas e limpas. 
(D) eliminar o consumo de bens não duráveis e aumentar a retirada de matérias-primas da natureza, para trazer de volta o equilíbrio natural do planeta Terra. 
(E) explorar mais as reservas de sal, pois a natureza não tem fornecido matérias-primas adequadas para a produção de alimentos, encarecendo os produtos agrícolas.

28. Pela primeira vez, cientistas detectaram a presença de partículas de poluição que interferem no funcionamento do cérebro, podendo inclusive ser uma das causas de Alzheimer. A conexão entre esses materiais e o mal de Alzheimer ainda não é conclusiva. 
Um desses materiais poluentes encontrados no cérebro é a magnetita, um óxido de ferro que constitui um ímã natural.

Sobre o óxido citado no texto, é correto afirmar que ele apresenta: 
(A) dois polos magnéticos: norte e sul, e ambos atraem o ferro. 
(B) dois polos magnéticos: norte e sul, mas apenas o polo sul atrai o ferro. 
(C) dois polos magnéticos: norte e sul, mas apenas o polo norte atrai o ferro. 
(D) quatro polos magnéticos: norte, sul, leste e oeste, e todos atraem o ferro. 
(E) quatro polos magnéticos: norte, sul, leste e oeste, mas apenas o norte e o sul atraem o ferro.

29. A caminho da erradicação da pobreza, para poder contemplar a todos com o direito à habitação, as novas edificações devem ser construídas com o menor custo e demandar cuidados mínimos de manutenção. 
Um acontecimento sempre presente em edificações, e que torna necessária a manutenção, é o surgimento de rachaduras. Há muitas formas de surgirem rachaduras como, por exemplo, pela acomodação do terreno ou ocorrência de terremotos. Algumas rachaduras, ainda, ocorrem devido à dilatação térmica. 
A dilatação térmica é um fenômeno que depende diretamente do material do qual o objeto é feito, de suas dimensões originais e da variação de temperatura a que ele é submetido.

Para um objeto como um muro, o acréscimo ou decréscimo da área da superfície do muro é calculado pela expressão:    
ΔS=S0⋅β⋅Δθ     
Em que:   
ΔS→  representa a variação (acréscimo ou diminuição) da área da superfície que o muro apresentará;   
S0→  é a área original da superfície do muro, antes de ocorrer a dilatação térmica;   
β→  é uma constante que está relacionada com o material que foi utilizado em sua construção;   
Δθ→  é a variação de temperatura à qual o muro é submetido. 

Considere dois muros feitos com o mesmo material, sendo que o menor deles possui uma área de superfície igual a 100m2 , enquanto que o maior tem 200m2.
Se o muro menor sofrer uma variação de temperatura de +20ºC e o maior sofrer uma variação de +40ºC, a variação da área da superfície do muro maior em relação à variação da área da superfície do muro menor, é:
(A) quatro vezes menor. 
(B) duas vezes menor. 
(C) a mesma. 
(D) duas vezes maior. 
(E) quatro vezes maior.

Fonte:
http://fatweb.s3.amazonaws.com/vestibulinhoetec/gabarito/201718301/Prova_1modulo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário