quinta-feira, 29 de junho de 2017

Relações Ecológicas

Seres vivos de uma mesma comunidade relacionam entre si e com o meio. Tal interação ocorre não só entre indivíduos da mesma espécie (relações intraespecíficas), mas também de outras populações (relações interespecíficas); podendo consistir em laços benéficos, ou não.   

Relações ecológicas podem ser harmônicas ou desarmônicas. O primeiro caso ocorre quando ambos os indivíduos são beneficiados; ou apenas um, mas sem causar dano ao outro. Já o segundo, é quando isto não ocorre.

Como relações intraespecíficas harmônicas, temos:   
Sociedade: Representantes da mesma espécie cooperam entre si, por meio da divisão de trabalho. Ex: abelhas e cupins.   

Colônia: Associação anatomicamente entre indivíduos, unidos entre si, e que podem desempenhar funções específicas. Ex: corais. 

E as desarmônicas:   
Canibalismo: Um indivíduo se alimenta de outro de sua espécie sendo este, geralmente, menos capaz. Ex: humano.

Competição intraespecífica: Competição por território, parceiros reprodutivos, alimentos, dentre outros. Ex: lobos.

Como relações interespecíficas harmônicas, temos:   
Mutualismo: Ambas as espécies, associadas entre si, se beneficiam, sendo tal relação imprescindível à sobrevivência destas. Ex: liquens (fungos + algas).   


Protocooperação: Ambas as espécies se beneficiam, mas sem estar dependentemente, e tampouco obrigatoriamente, unidas. Ex: Caranguejo-eremita e anêmonas-do-mar.   

Inquilinismo: Uma espécie fornece proteção ou moradia à outra, sem se prejudicar. Ex: orquídeas epífitas.   

Comensalismo: Um organismo se alimenta de restos da alimentação de outro. É uma relação que fornece benefícios apenas a uma espécie, enquanto a outra permanece indiferente. Ex: tubarão e rêmora.

E as desarmônicas:   
Amensalismo: O desenvolvimento ou próprio nascimento de indivíduos de uma espécie sendo prejudicado graças à secreção de substâncias tóxicas, produzidas por outra. Ex: secreção antibiótica dos Penicillium.   

Herbivoria: Herbívoros se alimentam de partes ou mesmo de plantas inteiras. Ex: boi - capim.   

Predatismo: Consiste na captura, morte e alimentação de suas presas. Ex: plantas carnívoras, aranhas e leões.   

Parasitismo: Um parasita se alimenta de seu hospedeiro sem, necessariamente, levá-lo a óbito. Ex: carrapato (ectoparasita) e lombrigas (endoparasita).  

Competição interespecífica: Disputa por recursos, entre espécies diferentes, geralmente de nichos ecológicos semelhantes. Ex: cão-da-pradaria e pássaros competindo por noz.

Fonte:
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/relacoes-ecologicas.htm


Questão
01. (ETEC-2017) O filme Procurando Nemo é uma produção que se baseia na vida de dois peixes-palhaço, pai e filho, habitantes da Grande Barreira de Coral. 
Do ponto de vista biológico, o filme apresenta algumas imprecisões. Por exemplo: Marlin é um pai zeloso e protetor, que cuida cautelosamente do filhote Nemo, único sobrevivente da ninhada. Porém, esse cuidado parental na espécie dos peixes-palhaço não ocorre na natureza, pois o macho só cuida dos ovos até o momento da eclosão. 
No entanto, tal como no filme, na natureza, os peixes-palhaço ganham proteção e alimento vivendo entre os tentáculos das anêmonas-do-mar. Essa proximidade entre essas espécies é facilitada porque a pele desses peixes possui uma defesa especial, que os protege de serem atingidos pelo veneno dos tentáculos das anêmonas, que também se beneficiam dos restos de alimento deixados pelos peixes-palhaço. 
É correto afirmar que a relação descrita entre esses seres vivos de espécies diferentes denomina-se:
(A) competição. 
(B) mimetismo. 
(C) parasitismo. 
(D) predação. 
(E) protocooperação.

Fonte:
http://fatweb.s3.amazonaws.com/vestibulinhoetec/gabarito/201727490/Prova_1modulo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário